segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cadeia e Teia Alimentar

 Cadeia e Teia Alimentar

INTRODUÇÃO: Com esta aula, os estudantes poderão compreender as interações, o funcionamento e a importância da dinâmica de uma cadeia alimentar.

PROCESSO:
1ª parte: Questione os alunos para saber o que eles trazem de conhecimentos prévios acerca do tema.

2ª parte: O professor deverá levar os estudantes para a sala de informática para acessarem o site http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/cadeia-alimentar.html
À medida que forem passando as etapas da cadeia alimentar, é interessante ir conversando com os estudantes e levantando questões pertinentes ao tema.
Questione sobre a importância e as funções de cada componente da cadeia alimentar.

O que é uma cadeia alimentar? Quais organismos estruturam uma cadeia alimentar? Qual o papel dos organismos produtores? E os consumidores? Quem são e quais as funções atribuídas aos decompositores? Tal discussão poderá estimular a curiosidade dos educandos para o tema.

TAREFA: Desenvolva a atividade de construção das fichas utilizando o seguinte roteiro.

Construindo uma cadeia alimentar:
Para realizar essa atividade o/a docente poderá, dependendo do seu contexto escolar, providenciar ou orientar a construção pelos estudantes, o seguinte material:
  • 20 jogos de fichas de seres vivos - cada jogo contará com um representante de cada nível de uma cadeia alimentar, quais sejam: produtores, consumidores primários, consumidores secundários, consumidores terciários e decompositores. Assim, cada jogo terá 5 fichas, perfazendo o total de 100.
  • No verso de cada ficha deverá conter as principais informações sobre o ser vivo representado, tais como: habitat, tamanho, hábito alimentar, reprodução, tipo de locomoção, mecanismo de defesa dentre outros.
  • As fichas podem ser feitas de papel cartão, material que garanta durabilidade e possibilidade de cobrí-las com plástico colante.

Como fazer:
O docente solicitará que os estudantes formem  grupos de até 8 componentes.

Logo em seguida cada grupo receberá 5 fichas, sendo que cada jogo conterá 5 fichas totalizando 25 fichas por grupos, para a montagem da cadeia alimentar.

Em cada ficha conterá a imagem do ser vivo, bem como as informações sobre: habitat, tamanho, habitat alimentar, reprodução, tipo de locomoção, mecanismos de defesa dentre outros dados para que as cadeias sejam montadas.

A cadeia alimentar deverá ser montada da maneira que cada grupo achar mais conveniente, lembrando que todas devem ter produtores, consumidores e decompositores.

À medida que os alunos forem construindo as cadeias o docente poderá acompanhà-los e auxiliá-los nas possíveis dúvidas.

Após o término da construção da cadeia alimentar o docente poderá pedir que cada grupo socialize o trabalho realizado, explicando para toda a turma. E, em seguida, o professor deverá  conceituar e discutir a formação de uma cadeia alimentar.

RECURSOS:
Computador;
Papel Cartão;
Tesoura;
Cola;
Gravuras Diversas.


AVALIAÇÃO:
Num primeiro momento, avalie sua aula utilizando questões que podem ser elaboradas de acordo com as falas levantandas pelos estudantes durante a apresentação do site educativo. Num segundo momento, a construção das cadeias alimentares formadas pelos estudantes é um excelente recurso avaliativo.

CONCLUSÃO:
Além de poder explorar assuntos de Ciências e de Língua Portuguesa, o educador pode abordar assuntos relacionados à informatica - com o uso do site educativo - e assuntos relacionados à Arte, na construção das fichas.

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